Geleira Perito Moreno: A mais famosa da Patagônia
Geleira Perito Moreno: A mais famosa da Patagônia

Vamos começar com um rápido panorama sobre esta que é a formação geleira mais famosa de toda a Patagônia.

O Glaciar Perito Moreno está localizado no Parque Nacional Los Glaciares, no sudoeste da província de Santa Cruz, na Argentina. A província faz parte do lado argentino da Patagônia (que tem um bom trecho pertencente ao Chile, como você pode entender aqui!).

Trata-se de uma geleira gigante, mede 250 quilômetros quadrados (ou 97 milhas quadradas) e possui 30 quilômetros de comprimento.

Perito Moreno é uma das 48 geleiras no campo de gelo da Patagônia. É uma extensão do gelo andino que é compartilhado com o Chile e também é considerada a terceira maior reserva de água doce de todo o mundo.

Outra curiosidade interessante é que o Parque Nacional de Los Glaciares, do qual a geleira Perito Moreno faz parte, foi declarado Patrimônio da Humanidade em 1981 pela UNESCO. Logo, estamos falando de uma região de alta preservação, que merece a atenção de toda a humanidade.

Devido à sua acessibilidade e beleza, o Glaciar Perito Moreno é um dos maiores imãs turísticos da região da Patagônia. Ela está a apenas duas horas de distância de El Calafate de ônibus, o que ajuda a atrair milhares de turistas anualmente.

Pressões do peso do gelo empurram lentamente a geleira sobre a ponta sul do Lago Argentina, reprimindo a seção e separando-a do resto do lago. Sem saída, o nível de água no lado represado do lago pode aumentar até 30 metros acima do nível do corpo principal. Isso eventualmente causa arrebatamento e o enorme bloco de gelo cai no lago formando uma das mais belas paisagens para se contemplar.

Existem dois tipos de trekking disponíveis para turistas no Glaciar Perito Moreno. A primeira é a opção de mini-trekking que leva cerca de uma hora e meia e a outra é a grande tem duração de cerca de 5 horas. Depende de você escolher quanto tempo deseja permanecer ao ar livre no gelo.