Confira os 6 problemas mais frequentes na hora de viajar pela América do Sul
Confira os 6 problemas mais frequentes na hora de viajar pela América do Sul

Machu Picchu, Salar de Uyuni, Ushuaia  e Torres del Paine são apenas exemplos de destinos na América do Sul imperdíveis para montar pacotes de viagens. No entanto, é importante tomar certos cuidados na hora de viajar, tendo em vista algumas “armadilhas” comuns que pegam alguns turistas desavisados de surpresa.

Quer viajar pela América do Sul e saber o que você precisa se atentar? Então, fique com a gente e continue a leitura para se informar. Vambora?

1. Turismo informal

Quem já rodou por qualquer país da América do do Sul, incluindo o Brasil, sabe bem como é importante prezar pela segurança de sua viagem. E isso inclui os cuidados com o turismo informal, que rola por todos os cantos. É um transporte mais barato aqui, um ticket com desconto ali, entre outras “facilidades” que, de cara, dá para ver que não é confiável.

A questão não é só perder grana ou ser enrolado! O fato é que muitos desses serviços, de fato, existem, mas não oferecem segurança nenhuma, e contar com a sorte não é a melhor ideia. Por isso, faça o certo e recorra sempre a uma agência regulada a fim de evitar dor de cabeça.

2. Idioma espanhol

Na América do Sul, a língua oficial é o espanhol. Tudo bem que o idioma é bem próximo ao nosso e, certamente, você pode se virar sozinho em alguns momentos. No entanto, na hora de resolver problemas ou tentar negociar algumas coisas, é recomendado contar com um suporte de alguém que entende bem a língua. Além disso, vale lembrar que, em muitas regiões, dialetos ainda são muito comuns e, sem contar, que sempre pode haver gente querendo ganhar em cima por “maus entendidos”. Portanto, acompanhar um guia capacitado é a melhor solução!

3. Falta de pontualidade

Já imagino estar em algum lugar remoto e motorista não chegar para te levar ao aeroporto na hora marcada? Nem queira pensar na correria! Todo o seu roteiro precisa ser planejado com horas e prazos certinhos, para evitar esses problemas. Por isso, contar com uma agência especializada pode facilitar em tudo, além de jamais furar com você nesses momentos tão importantes.

4. Falta de informação

Como devo me vestir? O almoço está incluído? Quanto dinheiro devo levar? Os ingressos estão incluídos? Vou andar muito? Vamos nos molhar? Devo trazer água? etc. Não é difícil encontrar agências que vão te dizer tudo o que você quer ouvir apenas para te vender, não caia nessa armadilha, apenas para perceber tarde demais, que essa aventura não foi feita para você, colocando não apenas em risco a sua experiência, mas também a sua segurança fisica.

A América do Sul possui um clima muito variado, com uma geografia que oferece passeios para todos os níveis de exigência física e conforto. Daí a importância de ter um especialista que o guie na descoberta do seu perfil de viajante e cuide para que você fique bem informado a cada dia.

5. Notas falsas

Um dos cuidados ao viajar pela América do Sul envolve a questão de haver notas falsas circulando nas ruas e, quase sempre, os turistas são as principais vítimas. Mas, calma! Dá para se prevenir! O ideal é carregar o máximo de notas trocadas e de valores pequenos, pois essas são mais incomuns de serem falsificadas. Uma outra dica é sempre fechar negócio com casas de câmbio e evitar vendedores de rua ou lojas que não passem muita confiança.

6. Táxis no aeroporto

Este é, sem dúvidas, um problema em todo o continente. Taxistas na América do Sul, sempre geram um pouquinho de desconfiança, ainda mais quando você não conhece absolutamente nada do destino.

Se cuida! Certamente, muitos espertinhos podem jogar o valor lá pra cima ou te enrolar com a bagagem. Além disso, pode haver alguns táxis falsos circulando nas ruas, geralmente sem identificação como telefones, adesivos e outras sinalizações. Sendo assim, ao chegar no aeroporto, feche com alguma empresa de transporte confiável. Mesmo que seja um pouco mais caro, vale não correr riscos.

Enfim...

Essos são alguns cuidados ao viajar pela América do Sul. Certamente, em todos os lugares do mundo, os turistas precisam ter suas precauções para evitarem surpresas e momentos indesejáveis durante o roteiro. América do Sul e maravilhosa! basta apenas se atentar a alguns detalhes e sua viagem, sem dúvidas, será inesquecível. Por fim, reforçamos a importância de fechar o pacote com uma agência especializada que ofereça suporte e segurança durante sua viagem,  e assim evitar qualquer problema.