Patagônia Argentina: Tudo o que você precisa saber para aproveitar ao máximo.
Patagônia Argentina: Tudo o que você precisa saber para aproveitar ao máximo.

Aqui listamos alguns dos pacotes de viagens imperdíveis em sua pesquisa pela Patagônia Argentina. Vamos lá?

Bariloche

Bariloche fica localizada na Província de Rio Negro, bem aos pés da Cordilheira dos Andes, e conta com uma das melhores infraestruturas turísticas de toda a Argentina — além, claro, de atrações completas para todos os perfis de viajantes. Podemos começar citando o incrível Lago Nahuel Huapi, no qual é possível navegar e observar um cenário sem igual das montanhas.

A cerca de 20 km dali, está o famoso Cerro Catedral, um dos principais centros de esqui de toda a América do Sul, que recebe milhares de turistas durante o inverno. E aí? Já preparou seus óculos, botas e casacos para arriscar umas descidas de snowboard e ski?

San Martin de Los Andes

Outro espetacular ponto turístico da Patagônia argentina é a magistral cidade de San Martin de Los Andes, cravada em meio à Cordilheira — mais especificamente na província de Neuquén. Entre as atrações mais buscadas na região, destacam-se o Parque Nacional Lanín, onde se localiza o imenso vulcão de mesmo nome, e os incríveis lagos Lácar e Huechulafquen, ambos navegáveis.

Além dessas belíssimas paisagens, os arredores do povoado são excelentes destinos para a prática de mountain bike, canoagem, trekkings e, claro, snowboard e esqui.

Villa La Angostura

Situada na província de Neuquén, Vila La Angostura parece ter sido tirada de um conto de fadas, construída a beira do Parque Nacional Nahuel Huapi e cercada pelo bosque andino patagônico. Uma linda região que faz Justiça ao seu apelido de “Jardim da Patagônia". A geografia local oferece variedades atividades e esportes de aventura de acordo com cada estação. Ao lado de San Martín dos Andes compõem o famoso circuito turístico “Os Sete Lagos" no qual se percorren os dois parques nacionais.

Esquel

Uma cidade que muitos chamam de porta de entrada para a Patagônia, cercada por montanhas e lagos que parece algo saído de uma pintura. Suas principais atrações são o Parque Nacional Los Alerces, a pequena cidade de Trevelin e seu museu dos colonos galeses, a pitoresca cidade de Futaleufu na fronteira com o Chile, a área de Piedra Parada (pedra em pé), paraiso do rafting, ou pesca com mosca em diversos pontos em um raio de 60 km da cidade.

Trevellin e Península Valdés

Na província de Chubut (1450 km de Buenos Aires), encontram-se Trevellin e a Península Valdés.

Estas duas localidades encantaram o naturalista Charles Darwin no século 19, e certamente vão encantar você.

Além da paisagem, a biodiversidade da região é de tirar o fôlego. Ali você poderá ver pinguins, golfinhos, leões-marinhos, elefantes-marinhos e as famosas baleias etc.

Ruta 40

A Rota Nacional 40 é uma rodovia que percorre a Argentina continental de norte a sul, paralelamente a cordilheira dos Andes. Pelo seu comprimento e tamanho passa por diversos pontos turísticos de cada região bem como distintos climas, paisagens e culturas.

El Chaltén

El Chaltén é uma cidade bem recente, fundada somente em 1985. No entanto, já tem motivos de sobra para ser considerada um dos destinos preferidos dos argentinos e estrangeiros – especialmente aqueles apaixonados por turismo de aventura e trekkings. Ela fica bem na divisa da Patagônia chilena (ótima oportunidade para quem pensa em estender a viagem para os lados de lá também) e conta com cenários de cair o queixo, com caminhos desafiadores para quem quer superar os seus limites.

El Calafate

Prepare-se para se arrepiar — e não por causa do frio! A geleira Perito Moreno é, sem dúvidas, um dos principais pontos turísticos da Patagônia argentina e parada obrigatória de todo viajante. A 80 km de Calafate, a geleira tem nada menos que 60 metros de altura e cerca de 5 km de comprimento, estando envolta por um cenário inacreditável de águas geladas e montanhas a perder de vista, ao fundo.

Devido à grandeza desse monumento natural, o passeio conta com pontos estratégicos para observação, desde longe até bem pertinho dos paredões de gelo. Ao todo, o parque, que é Patrimônio Mundial da Unesco, conta com mais de 300 geleiras.

Ushuaia

Entre os andes e o canal Beagle, Ushuaia é um dos mais famosos pontos turísticos da Patagônia, também conhecida por ser a porta de entrada para a Antártica . Por esse motivo, o apelido internacional de “cidade do Fim do Mundo”.

No entanto, se esse é realmente o “fim do mundo”, não temos nada do que reclamar: a região é bem completa e conta com uma infraestrutura de causar inveja a muitos outros destinos, com ótimos hotéis, restaurantes e, claro, passeios apaixonantes.

Por falar nisso, ao visitar Ushuaia, permita-se visitar os pinguins mais fofos de todo o continente e se deslumbre com uma das paisagens mais espetaculares do mundo.

Dicas para explorar a Patagônia Argentina

Leia agora as dicas que reunimos para que sua primeira viagem à Patagônia Argentina seja realmente memorável:

1. Na primeira vez, vá durante a primavera ou no verão

Há uma forte razão para escolher o verão para viajar à Patagônia Argentina pela primeira vez: as temperaturas são mais amenas para os brasileiros.

Prefira ir entre outubro e março, assim você não viverá um inverno muito hostil. Nesta época, as temperaturas estão entre 6 e 28 graus, o que é bem viável.

Entre dezembro e fevereiro, a noite só cai depois das 23 horas, o que é muito bom para quem quer aproveitar ao máximo as aventuras diurnas.

2. Prefira viajar até lá de avião

Você pode sair de Buenos Aires ou de Santiago, no Chile, de ônibus ou de carro. Mas o mais indicado é voar, pois, como você deve imaginar, é bem mais rápido e confortável.

Os voos das principais cidades argentinas e chilenas são regulares para a Patagônia. Não tem porque fazer o sacrifício de dirigir ou ficar muitas horas nas rodovias — a menos, é claro, que essa aventura é o que você procura.

Se preferir viajar em solo, saiba que, apesar das estradas serem boas, há poucos postos de gasolina e estações de serviço no caminho. Isso pode tornar sua aventura um pouco mais difícil, digamos. Planeje-se!

3. Prepare uma mala de roupas para lidar com o frio extremo

Como você deve imaginar, o frio que vivemos no mais rigoroso inverno brasileiro é uma espécie de primavera para os habitantes da Patagônia.

Esteja preparado. Leve roupas reforçadas (casacos do tipo corta-vento, luvas, botas e coturnos, chapéu, boné, capa de chuva etc.). Peças impermeáveis e térmicas são excelentes escolhas.

Não esqueça do protetor solar, pois muitos passeios são ao ar livre e, por mais que em alguns dias o sol não estará escaldante, você pode se queimar.

4. Contrate os serviços de uma agência especializada

Por fim, mas não menos importante, uma dica muito fundamental é contar com os serviços de uma agência de viagens especializada em Patagônia.

É claro que você pode fazer a aventura sozinho, sem adquirir um pacote. Mas, tenha em mente que trata-se de um território único no mundo, com condições climáticas e geográficas que podem ser bem hostis.

Uma agência especializada pode te ajudar a planejar tudo e viajar sem preocupações para explorar suas férias ao máximo. Prefira uma empresa que tenha pacotes flexíveis, para encaixar atividades e atrativos sob medida para os seus gostos.

É possível conhecer todos os pontos turísticos da Patagônia argentina de uma só vez?

Isso vai depender somente do seu tempo de viagem, mas é possível, sim, visitar todos os destinos citados acima. No entanto, É aconselhável fazer isso por meio de agências especializadas em roteiros multidestinos, que oferecerem suporte logístico especial, com conforto e segurança.

Outra dica infalível na hora de escolher uma agência é optar por uma empresa no Brasil, pois, dessa forma, você já embarca com tudo organizado, com um orçamento na sua moeda e evita surpresas e negociações arriscadas, principalmente com o turismo informal.

Bom, agora que você já sabe quais são os principais pontos turísticos da Patagônia argentina (e olha que ainda vai descobrir muitos outros por lá!), é hora de arrumar a mochila, preparar o roteiro e o coração, porque temos certeza de que essa será a trip da sua vida. Boa viagem e uma excelente experiência!