Patagônia Chilena: Tudo o que você deve saber.
Patagônia Chilena: Tudo o que você deve saber.

Por acaso, você está pensando em botar a mochila nas costas e se aventurar pelas paisagens mais incríveis do Chile? Perfeito! Realmente, esse é uma dos pacotes de viagens mais maneiros desse nosso continente.

No entanto, sempre tem uma questão básica que faz muito viajante bater cabeça na hora de preparar o roteiro: afinal, quais cidades na Patagônia não podem ficar fora do roteiro de jeito nenhum?

Bom, seguramente, a gente poderia responder “todas”, pois são tantos os lugares mágicos que fica difícil escolher só alguns. Porém, como seria preciso uma vida inteira para explorar toda a região, a gente se esforçou para montar aquela lista realmente imperdível e dicas com tudo o que você precisa para explorar esses lugares sem dor de cabeça. E aí? Bora embarcar nessa trip? Então, confira as boas!

Quais são os principais destinos da Patagônia chilena?

A Patagônia chilena conta com diversos destinos para quem está buscando adrenalina e aventura, mas também oferece belas oportunidades para quem quer descansar em meio à natureza. A seguir, confira os principais destinos que separamos para viajantes de todos os tipos.

- Carretera Austral.

- Torres Del Paine.

- Puerto Natales.

- Punta Arenas.

- Pucón.

- Puerto Varas.

- Chiloe.

O que você precisa saber para conhecer a Patagônia chilena?

O Chile conta uma excelente estrutura turística, mas pelo fato de a Patagônia ser um pouco mais isolada e com regiões de acessos limitados, é mais do que recomendado fazer um planejamento antecipado e conhecer um pouco mais sobre as características do destino. Pensando nisso, a gente separou algumas dicas úteis, além de algumas curiosidades interessantes para você embarcar sem preocupações. Bora conferir?

Documentos exigidos

O Chile faz parte do Mercosul e, portanto, os brasileiros não precisam de visto para entrar no país e, até mesmo, o passaporte não é obrigatório, podendo viajar apenas com a carteira de identidade, desde que esta esteja em boas condições de conservação.

Vacinas

Não há obrigatoriedade de nenhum tipo de vacina para visitar as cidades da Patagônia chilena. No entanto, é sempre recomendado já se prevenir e garantir, pelo menos, a vacina contra a febre amarela, que é dada gratuitamente nos postos de saúde do SUS.

Mala

Como padrão das cias aéreas, uma viagem para o Chile tem como limite bagagens de até 23Kg por pessoa. É o suficiente para levar o necessário, mesmo que a viagem seja um pouco mais longa. Abaixo, nós separamos uma pequena lista de itens indispensáveis do que levar na sua mala. Confira!

- Casacos de frio, de preferência do tipo quebra-vento.

- Acessórios de frio, como touca, cachecol, luvas e meias.

- Um kit de medicamentos básicas (dor de cabeça, náuseas, enjoos etc.).

- Nécessaire de higiene pessoal.

- Dependendo do nível de aventura, com acampamentos e trekking, se informe na agência de viagens se é preciso levar equipamentos e acessórios específicos.

- Um bom calçado que seja confortável para fazer trilhas.

- Um adaptador de tomada para seus equipamentos eletrônicos (o padrão chileno é diferente do brasileiro).

- Protetor solar, repelente e hidratantes para pele e para os lábios.

Clima

As temperaturas oscilam bem na Patagônia, e durante o inverno, o frio não costuma perdoar muito! Por isso, a época mais recomendada para visitar a região é durante o verão, a primavera e o outono. Nesses períodos, os termômetros podem variar entre 8 e 23ºC, com noites sempre mais frias que os dias. No verão, os dias podem durar até 18h, bem diferente do inverno que os dias são mais curtos e com temperaturas negativas.

Moeda

A moeda vigente no Chile é o peso chileno. Ainda que menos comum que na Argentina, pode ser que o real brasileiro também seja aceito em alguns estabelecimentos, porém, com cotações bem mais altas que as casas de câmbio. Lembre-se também de fazer seu aviso de viagem para a bandeira do cartão de crédito!

Qual a melhor forma de visitar ada Patagônia Chilena?

Toda a beleza natural da região se mantém intacta até hoje graças ao acesso difícil. Além disso, falamos aqui apenas das cidades na Patagônia chilena, mas vale muito a pena complementar com uma trip multidestino, incluindo o lado argentino — que, por sinal, é igualmente fantástico.

Tendo em vista toda essa complexidade logística que a região tem — além, claro, da dificuldade de certos passeios, como o trekking —, é imprescindível que o viajante possa contar com uma agência que ofereça suporte e segurança

Existem inúmeras agências de turismo e guias nas principais cidades da Patagônia chilena, mas se você quer um conselho, já saia com tudo organizado do Brasil e evite transtornos, dores de cabeça e as famosas “voltas” dos mais espertinhos. Busque empresas especializadas para que a sua única preocupação seja tirar boas fotos e se superar com as emoções!

Enfim, essas foram nossas algumas das nossas dicas sobre a Patagônia chilena. Não restam dúvidas de que toda a região é encantadora e preserva cenários incomuns e fascinantes — o sonho de qualquer aventureiro! E, se você é uma dessas pessoas, não perca tempo e se jogue naquela que pode ser a maior aventura de sua vida. Arrume as malas e boa viagem!